Políticas municipais em discussão
-
Felipe Alípio - Audiência pública debate políticas públicas para a causa animal em São Lourenço do Oeste.
Com chamamento da Câmara Municipal, audiência pública debate políticas públicas vinculadas à causa animal para São Lourenço do Oeste. Trabalhos aconteceram na noite de quinta-feira (23)
Com o propósito de contestação animal, uma publicação pública foi realizada em São Lourenço do Oeste. Reunião aconteceu na Câmara Municipal, na noite de quinta-feira (23).
Os trabalhos foram chamados pela Comissão de Permanente de Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social e Causa Animal. Articulação da reunião e condução dos trabalhos foram feitos Rennã Higor Fdrigo - Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Participaram da mesa de debates do presidente em exercício da Câmara Municipal Edson Ferrari (MDB); Delegado de Polícia Civil e representante do movimento Cadeia para Maus Tratos, Egídio Maciel Ferrari; Promotor de Justiça, Matheus Minuzzi; Subtenente da Polícia Militar, Fabiano André dos Santos; Agente de Polícia Civil e tutor K9, Neilan Aurélio Canabarro; médico veterinário, Thiago Paixão; presidente do Conselho Municipal de Proteção aos Animais (COMPASLO), Guilherme Negri; Presidente da Comissão de Maus Tratos do Executivo Municipal, Winissius Segatto e vice-presidente da União Catarinense em Defesa dos Direitos dos Animais (UCDDA), Benice Folador.
Palestra
Delegado Egídio ministrou uma fala sobre o enfrentamento aos maus tratos aos animais. Contou sobre a situação vivenciada na região em que atua, fazendo menção aos avanços já registrados em Santa Catarina. Um dos destaques é o crescente número de ocorrências denunciando maus tratos à animais.
Uma das ferramentas pela polícia de delegado é a Delega de Proteção ao Animal. A ferramenta está disponível no site da PC-SC. Conforme o Delegado, o registro de ocorrências poderá ser feito no campo alocado no canto direito da tela. Quando homologado, o fato será direcionado ao setor investigativo da PC.
Encaminhamentos
Fedrigo conta que o chamamento da audiência pública foi realizado para atender uma demanda apresentada pela comunidade. Ressalta que a causa animal tem sido uma pauta recorrente no Legislativo.
Um dos Transmitidos e a Conscientização por Meio de Adolescentes. Fedrigo relata que há a intenção de trabalhar junto à Secretaria de Educação, um ser desenvolvido com os estudantes, acerca da saúde ou valorização dos animais. "Pode-se trabalhar um dia de conscientização da causa animal, da preservação da saúde dos animais ou ainda no dia do meio ambiente", aponta.
Em algumas localidades, é debatida a adoção do projeto de microchipagem dos animais. O trabalho é similar ao realizado com bovinos. Os chips possibilitam acompanhar a progressão dos cães, fazer o registro dos tutores e controlar o volume de animais em circulação.
Dentre as aprovadas nos municípios da região está o banco de rações. Nele, a comunidade pode fazer ou se a ração para animais em situação vulnerável.
Para São Lourenço do Oeste, um dos debates mais urgentes é o trabalho a ser realizado com os animais em posse de voluntários. Uma estratégia é uma instituição e regularização de cuidados temporários para animais.
Receba as notícias em primeira mão, acesse no DR News:
WhatsApp: Acesso o grupo aqui
A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional
Deixe um comentário