A decoração natalina, tradição e paixão
-
Thaíse Guidini -
Essa tradição é cultivada de geração para geração e tem objetiva celebrar o renascimento do menino Jesus, fazendo com que essa data se torne única e especial.
Muitos desses artigos natalinos são produzidos manualmente, por pessoas que tem paixão pelo artesanato e transforma esse gosto em ferramenta de trabalho. Esse é o caso da artesã Marilene Nesi. Além de ser voluntária na Rede Feminina de Combate ao Câncer, dá aulas de pintura em telas e desenvolve esse hobby por prazer e também como complemento de renda.
Marilene tem 52 anos e desenvolve a atividade desde a infância, quando aprendeu a confeccionar as peças artesanais com suas irmãs. Com o tempo, o gosto pelo artesanato cresceu e despertou ainda mais seu interesse, “fui aprendendo com as minhas irmãs e pegando gosto, aí resolvi me aperfeiçoar ainda mais”, destaca.
Com o gosto e o aperfeiçoamento, vem à criatividade para colar as peças e formar o enfeite. “Eu não tenho uma principal fonte de inspiração, ela vem do nada. Olho os materiais e imagino o que eu posso fazer. Com a decoração natalina é assim também, vou criando aos poucos”, explica.
Para a artesã, a inspiração para produção de artigos natalinos surge da criatividade de quem gosta de inovar e aperfeiçoar, utilizando principalmente materiais recicláveis, como garrafa pet, bobinas de sacos plásticos, caixas de sapatos, dente outros materiais. “Temos a opção de comprar o enfeite pronto, mas não existe nada melhor do que você mesma fazer os enfeite e decorar a casa para essa época”, salienta Marilene.
Nesse ano, Marilene reduziu a quantidade de encomendas, devido ao trabalho realizado no grupo de terapia da Rede Feminina. Mesmo assim, está sempre produzindo algo, seja para uso próprio, para presentear ou enfeitar os ambientes de convívio.
Deixe um comentário