logo RCN

TI do oeste como referência nacional

O Núcleo das Empresas de Base Tecnológica da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) em parceria com o Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) aproveitaram a visita do secretário de Estado e Desenvolvimento Econômico Sustentável Paulo Bornhausen a Chapecó, na última semana, para reforçar o pedido de incentivos do Governo do Estado para o setor.

De acordo com o coordenador do Núcleo, Nilvanio Faller, um dos projetos prioritários do setor é a implantação do condomínio tecnológico, um espaço destinado a agregar empresas de tecnologia que compartilharão serviços e estruturas comuns.

O projeto já foi desenvolvido com recursos dos próprios empresários, associados ao Deatec e nucleados à ACIC. Conta com uma área de 100 mil m², com 2.861 m² de construção destinada às estruturas de uso comum. Ao todo são 32 lotes, 580 vagas de estacionamento, auditório para 400 pessoas e salão de festas com 452 m².

Além disso, o projeto contempla, creche, biblioteca, academia, restaurante, sala de jogos, cafeteria, parque infantil, área de preservação, ciclovia e pista de caminhada.

“O polo tecnológico do oeste vem ganhando destaque e hoje temos empresas referências no país. No entanto, é preciso incentivos para que o setor se fortaleça e não permaneça estagnado”, avaliou Faller.

A resposta do secretário Bornhausen aos empresários é de que o Governo do Estado apoiará a iniciativa, mas depende também dos empresários da região e das instituições de ensino superior, com seus projetos de pesquisa, universitários, professores e pesquisadores. “É um projeto que necessita da ampla participação das três esferas. O Governo não medirá esforços para apoiar o setor no oeste, pois o crescimento deste segmento é notável e merece a atenção do poder público”, assinalou.

CONVÊNIO NOVA ECONOMIA@SC

Durante o lançamento do programa Nova Economia@SC, em Chapecó, o setor de TI foi contemplado no projeto de fortalecimento dos polos industrais na região. O convênio foi assinado com o secretário de Estado Paulo Bornhausen, o diretor superintendente do Sebrae/SC Carlos Guilherme Zigelli, o presidente da ACIC Maurício Zolet e o vice-presidente do Deatec Marcio Fortes, que representou os empresários do polo setorial de software e TI do oeste.

O projeto prevê assessoria e consultoria do Sebrae/SC. O atendimento às empresas se dará através do Agente Local de Inovação (ALI), com o objetivo de avaliar o modelo de gestão e mensurar o grau de inovação nos empreendimentos. Os ALIs são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) com formação superior e que receberam treinamento intensivo do Sebrae sobre fomento da inovação. Com base nos dados coletados no primeiro contato será elaborado um plano de trabalho para definir as consultorias que poderão ser desenvolvidas por provedores de solução via SEBRAEtec.

“Compreendemos que esse projeto virá para alavancar o setor de TI na região e transformar nossas empresas em grandes referenciais de sistemas tecnológicos no País. Exemplos de bons negócios na região é o que não faltam, entre eles a Infogen Sistemas, finalista do Prêmio MPE Brasil em 2012, e a Uninfo Sistemas, vencedora do Prêmio na edição do ano passado”, finaliza o presidente da ACIC, Maurício Zolet.

Anterior

Presidente do BNDES analisará alternativas para flexibilizar crédito ao varejo

Criação de empregos diminui 25,8% em março, mostra Caged Próximo

Criação de empregos diminui 25,8% em março, mostra Caged

Deixe um comentário