logo RCN

Movimentação comercial diminuiu 0,3% em setembro

  • Felipe Alípio -

Estudo desenvolvido por Serasa Experian aponta que a atividade economica diminuiu cerca da 0,3% em setembro, comparado com o mês de agosto. Os maiores recuos de comercialização aconteceram nos segmentos moveleiros, eletrônicos e de informática. Em menor escala, também ouve uma diminuição na comercialização de bebidas e alimentos.

            No entanto, outros setores econômicos registraram aumento na comercialização. A exemplo disso está a construção civil e o textil. Ambos os setores registraram aumentos de 0,6%.

            Setembro apresentou um cenário de desaceleração do ritmo de expansão do segmento varejista, com maior intensidade na segunda quinzena do mês. Para os economistas da Serasa Experian, esses são reflexos dos impactos defasados do período de aperto monetário, o qual ocorrêu entre dezembro de 2010 e agosto desse ano. Nesse sentido, a medida adotada pelo Banco Central de reduzir a taxa Selic deverá amenizar, mas não resolver, a situação.

 

Mesmo com queda, comércio deverá fechar o ano em alta

 

Mesmo com a queda de 0,3% nas vendas em setembro, o segmento varejista mantem média de crescimento de 9,4% no acumulado do ano. A constatação foi feita pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, realizada por Serasa Experiam.

            A comercialização de materiais de construção ainda é o setor de maior crescimento nesse ano, com média de 11,7%. Na sequência da lista estão os combustíveis e lubrificantes com 8,7%.

O segundo trimestre do ano foi apontado como o de maior movimentação economica do segmento varejista.

Tombini indica que Banco Central continuará com redução dos juros básicos Anterior

Tombini indica que Banco Central continuará com redução dos juros básicos

Inadimplência das pessoas físicas atinge maior nível desde maio do ano passado Próximo

Inadimplência das pessoas físicas atinge maior nível desde maio do ano passado

Deixe um comentário