logo RCN
Campo Erê

Doação de parte do Imposto de Renda

  • Divulgação Pref. CE - O FIA é um fundo especial para captar recursos que serão destinados especificamente para área da infância e adolescência.

Contribuintes poderão doar parte do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Campo Erê. Lançamento da campanha unificada que visa incentivar a destinação de recursos acontece na próxima quarta-feira (22), às 07h30, Câmara Municipal de Vereadores.

O evento, que é voltado à sociedade e aos contabilistas, tem como princípio prestar esclarecimentos e orientações de como fazer para que os recursos advindos do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) alimentem os Fundos Estaduais e Municipais da Infância e Adolescência (FIAs).

A ação é uma parceria da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca).

Segundo o presidente do FIA, Nelson Tresoldi, além da participação da sociedade, é de extrema importância a presença dos contadores. "Acampanha terá bons resultados se tivermos o apoio e a participação destes profissionais, pois serão multiplicadores dessa informação, visto que uma grande parcela das declarações do imposto de renda passa pelas mãos dos contabilistas",afirma.

Tressoldia salienta que a campanha ajudará ampliar o conhecimento sobre os fundos municipais, fortalecendo e ampliando a captação de recursos para o FIA, considerando que o atendimento e oferta das políticas públicas voltadas à infância e adolescência são executados no município.

O que é o Fundo da Infância e da Adolescência

O FIA é um fundo especial para captar recursos que serão destinados especificamente para área da infância e adolescência, tendo a finalidade específica de financiar programas, projetos e ações voltados para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente e suas respectivas famílias.

É composto por um conjunto de receitas, sendo sua utilização deliberada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, a partir da elaboração do Plano de Ação e de Aplicação.

Anterior

Antecipação de pagamento

Próximo

Novas regras para transporte aéreo

Deixe um comentário