logo RCN
Brasil

Ajuste no preço de combustíveis

  • Arquivo DR - Alteração no valor dos combustíveis passará a vigorar a partir de 1º de maio.

Alteração no valor do diesel e GLP ocorre em 1º de maio; gasolina e o álcool anidro, em 1º de junho

Combustíveis terão cobrança de valor fixo de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Medida será implementada em todo o país e passa a vigorar a partir de maio. Alterações serão aplicadas no diesel, biodiesel, GLP (gás de cozinha), gasolina e álcool anidro.

Alterações ocorrem em cumprimento à Lei Complementar Federal 192/2022. A mudança no cálculo do imposto passará a ter valor fixo por litro e por quilo (ad rem) no lugar da cobrança em percentual (ad valorem). Nuance atende aos convênios celebrados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), junto dos acordos entre os Estados e a União homologados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), realizada em 22 de dezembro de 2022.

Cálculo entra em vigor em 1º de maio para o diesel e o gás de cozinha e em 1º de junho para a gasolina e o álcool anidro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), a adesão ao ICMS monofásico é obrigatória aos Estados e vem sendo discutida desde março de 2022. A não implementação da chamada do sistema monofásico, além de descumprir a lei e a própria Constituição Federal, causaria problemas de ordem prática.

As refinarias, por exemplo, já anteciparam que não vão operacionalizar o recolhimento do imposto para os Estados que não se adequarem ao novo modelo. “Não há alternativa: temos que nos submeter às determinações legais, sob pena de responder judicialmente por desrespeito a Constituição Federal, descumprimento da Lei Complementar 192 e das decisões homologadas pelo STF”.

Há ainda a questão da arrecadação, uma vez que as refinarias já anteciparam que terão problemas operacionais no recolhimento do imposto para os Estados que não instituírem o ICMS monofásico”, explica o secretário Cleverson Siewert. Para se ajustar às leis e diante da urgência em cumprir as medidas, a SEF/SC está tomando as providências cabíveis.

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News; 


Aumento no uso do Gás Natural Anterior

Aumento no uso do Gás Natural

Combustíveis terão cobrança de valor fixo de ICMS Próximo

Combustíveis terão cobrança de valor fixo de ICMS

Deixe um comentário