logo RCN
Santa Catarina

Vegetação na rede elétrica é problema

No Oeste de Santa Catarina, as quedas de energia são frequentes. Inúmeras são as causas, mas uma das mais recorrentes é a vegetação encostando na rede e interrompendo a distribuição

O abastecimento de energia elétrica é uma necessidade primaria para a manutenção das agroindústrias, sejam elas de transformação ou coleta de matéria prima em propriedades rurais. Na região Oeste de Santa Catarina, as quedas de energia são frequentes. Inúmeras são as causas, mas uma das mais recorrentes é a vegetação encostando na rede e interrompendo a distribuição.

Segundo a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), 14,7% das quedas no fornecimento, em 2021, foram provocados por vegetação encostando na rede de distribuição. Ao passo em que algumas regiões o percentual é irrelevante, há outras em que é imensamente superior, próximo dos 30% das ocorrências.

Para resolver o problema, investimentos em roçada nos arredores e poda de árvores foram realizados. No ano que passou, a Celesc investiu próximo de R$20,3 milhões em tais serviços.

Apesar do investimento, o volume de quedas de fornecimento segue alto e crescente. O diretor de Distribuição da Celesc, Sandro Levandoski, ressalta a solução do problema carece de ajuda da comunidade. Explica que os proprietários de imóveis, principalmente os rurais, devem preservar limpo o perímetro por onde as redes passam em suas propriedades.

Manutenção da área próxima a redes de distribuição de energia é prevista em lei, na Lei nº 17.588 de 30 de outubro de 2018. É prevista a manutenção de 15 metros, para cada lado, em plantações de árvores folhosas, a exemplo de eucalipto. Para árvores coníferas, tipo pinus, a distância lateral é de 7,5 metros.


Anterior

Governo oferece linha de crédito emergencial para produtores rurais

Próximo

Atenção redobrada na produção de silagem

Deixe um comentário