Treino
-
Ascom SDR SLO -
A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Lourenço do Oeste, e a Epagri promoveram uma capacitação prática para que os municípios possam fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Participaram cerca de 25 profissionais dos sete municípios da Regional de São Lourenço do Oeste. A capacitação aconteceu na Unochapecó e foi ministrada por Ivan Luiz Chapinotto e Jorge de Mattos Casaca, ambos da Epagri.
O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes a situação de Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de uso restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
“A intenção não é penalizar o produtor que precisa se adequar às novas regras, mas assegurar que está disposto a se regularizar, mantendo o imóvel legalizado perante as leis ambientais e apto ao acesso de crédito rural”, destaca o gerente regional de Agricultura, Elizeu Pires.
O CAR facilitará a vida do proprietário rural na obtenção de licenças ambientais, pois a regularidade da propriedade será comprovada com a aprovação do cadastro.
Para o Secretário de Desenvolvimento Regional, Enio José Vickroski, o CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais e consiste no levantamento de informações georenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescente de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. “O CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, além, de fomentar a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental”, destaca.
Deixe um comentário