Suinocultura mais competitiva
-
Autoridades assinaram termo de compromisso com a indústria -
A Unidade de Disseminação de Genes (UDG) da Coopercentral Aurora Alimentos inaugurada, nesta segunda-feira (16), durante solenidade que marcou também os 43 anos da agroindústria, surpreendeu pelo arrojo, tecnologia e inovação em genética suína. O evento, realizado na sede do empreendimento no Distrito de Marechal Bormann em Chapecó foi prestigiado por aproximadamente 300 pessoas entre autoridades políticas e empresariais, lideranças cooperativistas, associados, imprensa e demais convidados.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Coopercentral Mário Lanznaster, pelo vice-presidente Neivor Canton, pelo diretor de agropecuária Marcos Antonio Zordan e pelo gerente de produção de suínos Valdir Schumacher. Participaram do ato o secretário de Estado e Agricultura João Rodrigues que representou o Governador do Estado de SC, João Raimundo Colombo, o secretário de agricultura do município Altair Silva que representou o prefeito municipal José Cláudio Caramori, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo Odacir Zonta, o prefeito de Joaçaba Rafael Laske e os deputados Jorginho Melo, Moacir Sopelsa, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Chapecó, Américo do Nascimento Junior, entre outras autoridades.
O novo empreendimento permitirá a concentração produtiva e operacional da produção de sêmen do complexo agroindustrial. Os investimentos foram da ordem de 2,3 milhões de reais. "Esta unidade beneficia o associado que terá condições de produzir um plantel melhor, especialmente no que se refere à genética e a parte sanitária, o que facilitará também nas exportações", salientou o diretor de agropecuária e presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, Marcos Zordan.
Segundo Zordan, através da central será possível atender 60% do plantel dos cooperados. A produção mensal será de 46 mil doses, e a estrutura conta com dois carros climatizados para fazer entregas programadas de sêmen às cooperativas filiadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Em seu pronunciamento, o presidente Mário Lanznaster lembrou dos pioneiros e destacou os desafios da Aurora ao longo desses 43 anos. “Somos privilegiados porque temos um time de cooperativas de excelência, contamos com associados que priorizam a qualidade na produção e dispomos de uma equipe de colaboradores eficiente”, ressaltou ao reconhecer especialmente os gerentes, técnicos e demais profissionais envolvidos na concretização da UDG.
Entre os principais benefícios da unidade estão a melhora no rebanho e na taxa de produção. A UDG tem sua produção totalmente automatizada, o que traz agilidade, qualidade e segurança no processamento das doses, garantindo que o produtor atinja os níveis zootécnicos almejados. Esta automatização está presente na coleta e no envase, assegurando que o produtor receba as doses recém-produzidas em horário adequado para seu uso nas propriedades rurais. “O padrão genético de qualidade diferenciará nosso produto no mercado consumidor”, finalizou Lanznaster.
Deixe um comentário