logo RCN

Suinocultura mais competitiva

  • Autoridades assinaram termo de compromisso com a indústria -

A Unidade de Disseminação de Genes (UDG) da Coopercentral Aurora Alimentos inaugurada, nesta segunda-feira (16), durante solenidade que marcou também os 43 anos da agroindústria, surpreendeu pelo arrojo, tecnologia e inovação em genética suína. O evento, realizado na sede do empreendimento no Distrito de Marechal Bormann em Chapecó foi prestigiado por aproximadamente 300 pessoas entre autoridades políticas e empresariais, lideranças cooperativistas, associados, imprensa e demais convidados. 

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Coopercentral Mário Lanznaster, pelo vice-presidente Neivor Canton, pelo diretor de agropecuária Marcos Antonio Zordan e pelo gerente de produção de suínos Valdir Schumacher. Participaram do ato o secretário de Estado e Agricultura João Rodrigues que representou o Governador do Estado de SC, João Raimundo Colombo, o secretário de agricultura do município Altair Silva que representou o prefeito municipal José Cláudio Caramori, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo Odacir Zonta, o prefeito de Joaçaba Rafael Laske e os deputados Jorginho Melo, Moacir Sopelsa, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Chapecó, Américo do Nascimento Junior, entre outras autoridades.

O novo empreendimento permitirá a concentração produtiva e operacional da produção de sêmen do complexo agroindustrial. Os investimentos foram  da ordem de 2,3 milhões de reais. "Esta unidade beneficia o associado que terá condições de produzir um plantel melhor, especialmente no que se refere à genética e a parte sanitária, o que facilitará também nas exportações", salientou o diretor de agropecuária e presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, Marcos Zordan

Segundo Zordan, através da central será possível atender 60% do plantel dos cooperados. A produção mensal será de 46 mil doses, e a estrutura conta com dois carros climatizados para fazer entregas programadas de sêmen às cooperativas filiadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Em seu pronunciamento, o presidente Mário Lanznaster lembrou dos pioneiros e destacou os desafios da Aurora ao longo desses 43 anos. “Somos privilegiados porque temos um time de cooperativas de excelência, contamos com associados que priorizam a qualidade na produção e dispomos de uma equipe de colaboradores eficiente”, ressaltou ao reconhecer especialmente os gerentes, técnicos e demais profissionais envolvidos na concretização da UDG.

Entre os principais benefícios da unidade estão a melhora no rebanho e na taxa de produção. A UDG tem sua produção totalmente automatizada, o que traz agilidade, qualidade e segurança no processamento das doses, garantindo que o produtor atinja os níveis zootécnicos almejados. Esta automatização está presente na coleta e no envase, assegurando que o produtor receba as doses recém-produzidas em horário adequado para seu uso nas propriedades rurais.  “O padrão genético de qualidade diferenciará nosso produto no mercado consumidor”, finalizou Lanznaster.

Anterior

Estimativas apontam queda no valor do leite

Próximo

Cadeia produtiva aperfeiçoa rastreabilidade de aves com radiofrequência

Deixe um comentário