Seminário de bovinocultura de leite
O Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, promoveu nesta quinta-feira (17) o 1º Seminário de Bovinocultura de Leiteira. O evento foi realizado no Centro de Multiplo Uso da cidade e contou com o apoio da Cooper São Domingos, da Epagri, da Unitagri, da Cresol, da Unochapecó, do Sintraf e da Ascooper. O primeiro seminário teve como temática “Tendências de Mercados e Modelos de Produção”, visando debater com os agricultores a consolidação da cadeia produtiva de leite no município de São Domingos. O seminário iniciou às 8h30min e foi encerrado por volta das 16h, contando com duas palestras e espaço para debate.
A bovinocultura de leite vive um bom momento especialmente na região oeste catarinense, onde no último semestre o preço médio praticado por litro comercializado se manteve na faixa dos R$ 0,80. Neste cenário positivo para os produtores esta sendo organizado o 1º Seminário com a intenção de discutir as perspectivas do mercado e o modelo de produção sustentável e economicamente mais rentável aos agricultores. O município de São Domingos possui 650 famílias agricultoras que trabalham na atividade leiteira com uma produção mensal de aproximadamente 1,5 milhões de litros.
De acordo com o secretário de agricultura Vianei Meoti, o seminário esta dentro da estratégia do Governo Municipal de qualificar e ampliar a produção leiteira do município. Ele também explicou que outras políticas são desenvolvidas como, por exemplo, oferecimento de cursos para melhoramento genético do rebanho leiteiro, a prestação de serviços na produção de silagem e a assistência técnica. “Foi mais um momento onde os agricultores puderam participar e agregar mais conhecimentos na produção leiteira da sua propriedade”, salientou o secretário.
Na parte da manhã os agricultores assistiram a uma palestra com o pesquisador da Epagri de Chapecó Vilson Testa, que falou sobre o “panorama geral da produção de leite”. Já na parte da tarde o palestrante foi o professor da Unochapecó Juarez Lourenzon, que tratou do “modelo tecnológico na produção leiteira”. Durante o 1º Seminário de Bovinocultura de Leite ainda foi reservado espaço para o debate entre os participantes e os palestrantes também realizado trabalho de discussão em grupo.
Deixe um comentário