Secretaria da Agricultura reúne gerentes regionais
Florianópolis - Nesta quarta-feira (31), o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e o secretário adjunto, Airton Spies, reuniram-se com os 36 gerentes de Agricultura das Secretarias de Desenvolvimento Regional.
Após uma apresentação sobre a estrutura da Secretaria de Agricultura, os diretores da pasta apresentaram as principais ações e programas de cada setor. A Secretaria conta com as diretorias de Políticas da Agricultura Familiar e da Pesca; de Qualidade e Defesa Agropecuária; e de Cooperativismo e Agronegócios.
Em seu discurso, o secretário João Rodrigues destacou a importância da reunião para afinar os discursos entre Secretaria e gerentes regionais. “Temos uma missão administrativa, é importante que vocês conheçam a Secretaria e os programas que desenvolvemos”, afirmou. O secretário ressaltou ainda, que é fundamental que haja reuniões com os produtores rurais de cada região para que eles tenham acesso aos programas.
O secretário adjunto Airton Spies apresentou o organograma da Secretaria e os programas disponíveis em 2011. Entre eles, o programa Juro Zero Agricultura e Piscicultura, que irá disponibilizar R$ 100 milhões em investimentos aos produtores rurais para incentivar a agricultura catarinense. Por meio dele, os agricultores terão acesso a até R$ 50 mil com subsídio de 100% dos juros.
O Juro Zero busca incentivar investimentos em captação, armazenagem e utilização da água para usos múltiplos, projetos de produção de carne e leite a pasto, aproveitamento de dejetos de produção intensiva de animais, fruticultura, olericultura, flores e plantas ornamentais, piscicultura de água doce, mecanização agrícola entre outros.
Spies falou ainda sobre os serviços de extensão rural, pesquisa, defesa sanitária e fomento oferecidos pela Secretaria, em parceria com as empresas vinculadas Epagri e Cidasc. “Devemos trabalhar para que o meio rural tenha sustentabilidade e competitividade, não há mais espaço para amadorismo”, disse.
Os agricultores terão 15 programas previstos para este ano. Na lista estão o programa que leva internet e telefonia fixa ao meio rural; o Programa Santa Catarina Rural/Microbracias 3; além de projetos que visam fomentar o cooperativismo e empreendedorismo rural, e a captação, armazenagem e uso de água no meio rural.
Na oportunidade, o secretário entregou para cada gerente um kit composto por oito variedades de sementes de hortaliças. As sementes irão beneficiar as famílias rurais de baixa renda, auxiliando na produção de hortaliças e podendo melhorar a própria alimentação.
Deixe um comentário