logo RCN

Secretaria da Agricultura participa de audiência pública sobre Código Ambiental

Nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca participou da audiência pública do Senado Federal sobre o Código Ambiental Brasileiro que aconteceu em Chapecó. O evento contou com a presença de mais de três mil pessoas entre produtores e lideranças rurais.

A audiência foi presidida pelo senador Luiz Henrique da Silveira, relator do Código para três comissões: Constituição e Justiça, Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática e Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. O projeto do Código Ambiental tramita na câmara alta do Congresso Nacional, depois de ser aprovado na Câmara dos Deputados.

Para o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, a audiência pública organizada pelo Senado marca o apoio decisivo para aprovação do Código Ambiental.  “A discussão é importante para que o Código proporcione o desenvolvimento sustentável para quem trabalha por esse país”, afirmou.

O secretário adjunto Airton Spies explica que o evento mostra também o apoio para aprovação de pontos fundamentais de interesse da produção agropecuária com sustentabilidade. Tais pontos são o pagamento de serviços ambientais, o reconhecimento da legislação concorrente dos Estados, o tratamento diferenciado para agricultura familiar e ainda o reconhecimento das áreas onde já o uso está consolidado.

“A legislação ambiental brasileira precisa de ajustes para garantir a preservação de recursos ambientais e o desenvolvimento econômico- social com sustentabilidade, pois o atual regramento não garante isso e apresenta uma grave instabilidade jurídica para os agricultores”, concluiu Spies. Em complemento, o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, destacou a importância da reunião para que os senadores entendam os motivos que levaram Santa Catarina a criar uma legislação ambiental própria.
Moratória da Soja será renovada na próxima semana Anterior

Moratória da Soja será renovada na próxima semana

IBGE faz projeção de novo recorde para safra 2011 Próximo

IBGE faz projeção de novo recorde para safra 2011

Deixe um comentário