logo RCN

Saretta destaca aumento de recursos federais disponibilizados à agricultura familiar

  • Ascom Saretta -

O volume de recursos disponibilizados para a agricultura familiar passou de R$ 2,3 bilhões em 2002/03 para R$ 11,9 bilhões em 2009/10, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Já o número de contratos aumentou em 78% no período, passando de 904 mil para 1,6 milhão.

As informações foram apresentadas pelo deputado Neodi Saretta (PT) no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (26), e integram o relatório ‘Estatísticas do Meio Rural 2011’, do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nead/MDA) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A disponibilidade e acesso ao crédito, destacou o parlamentar, contribuíram para consolidar a diversificada produção da agricultura familiar no país, melhorando a renda das famílias e contribuindo na redução dos índices de pobreza no campo. “Entre 2003 e 2010, a taxa de pobreza caiu 14,4%”, citou.

De acordo com o pronunciamento do deputado, o aumento dos financiamentos para este segmento rural foi acompanhado por outras ações do Governo Federal no sentido de ampliar a capacidade produtiva e estimular o consumo interno, a exemplo do Programa Mais Alimentos. Resultado dessas políticas de governo, por exemplo, foi o aumento da produção de arroz, de 10,1 milhões de toneladas em 2001 para 12,6 milhões em 2009 (aumento de 24%), e de feijão, que cresceu 42% no período, passando de 2,4 milhões de toneladas para 3,4 milhões.

Educação no campo – Saretta também citou dados do relatório referentes à juventude no campo, especialmente com relação à educação e saúde. A maior parte dos moradores do meio rural tem de 3 a 4 anos de escolaridade (25,4%) e de 11 a 12 anos (25,1%), ou seja, há três grandes grupos: os que não estudaram, os que fizeram o primeiro ciclo do ensino fundamental e os que fizeram o ensino médio. Quanto a saúde, os números mostram que apenas 6,4% dos moradores rurais têm cobertura de planos de saúde complementar.

SC com expectativa  positiva para exportar carne suína para ÁSIA Anterior

SC com expectativa positiva para exportar carne suína para ÁSIA

Valor da produção agrícola cresce 8,9% em 2010 Próximo

Valor da produção agrícola cresce 8,9% em 2010

Deixe um comentário