logo RCN
Santa Catarina

Programa Jovem Agricultor(a) é instituído

  • Agência RCN - Incentivo a jovens no Setor Agrícola

Projeto fomenta os filhos dos agricultores a empreender no campo, evitando o êxodo rural

Em 28 de julho de 1960, o presidente Juscelino Kubitscheck criou o Dia do Agricultor para comemorar os 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura e homenagear os profissionais que trabalham no campo. 

Em julho de 2021, sete décadas depois, Santa Catarina, estado destaque no setor, sancionou a lei 18.152/2021 que institui o Programa Jovem Agricultor (a). A indicação foi da estudante Ana Cláudia Wzorek Kubiak, da Escola Estadual Maria Felicitas, município de Canoinhas, participante do Programa Parlamento Jovem em 2019. Já o projeto de lei de autoria da deputada Luciane Carminatti (PT).

Ana Cláudia, de 20 anos, é filha de agricultores e a intenção foi criar no estado uma ferramenta semelhante ao Programa Nacional Profissionalizante (Pronap). De acordo com a lei, jovens de 16 anos (se emancipados) ou mais terão direito a crédito facilitado para empreender no campo, evitando o êxodo rural. O objetivo é facilitar aos filhos e filhas de agricultores a aquisição de maquinário, insumos e implementos agrícolas para iniciarem suas próprias empreitadas.

Além de ser reconhecido como o estado com o maior abate e exportação de carne suína e como o segundo colocado no país sob os mesmos critérios em carne de frango, Santa Catarina tem relevância nacional em 12 produtos agrícolas e em quatro produtos de extração vegetal e silvicultura.

O estado lidera na produção nacional de alho e cebola. Entre os produtos agrícolas, Santa Catarina é destaque como o segundo maior produtor do país de arroz, fumo, maçã e pera; o terceiro maior de trigo, aveia, erva-mate, palmito e pêssego; e o quarto maior de banana. O estado é apontado como o terceiro maior produtor de lenha e de madeira em tora para outras finalidades, além de ter a terceira maior área de silvicultura do país.

O agronegócio respondeu por 67% do valor total das exportações catarinenses de 2021, que atingiu 10,3 bilhões de dólares. Este valor é quase 11% maior do que os 9,3 bilhões de dólares de 2018, recorde anterior do valor total das exportações estaduais.

O estado deve muito ao agronegócio. Mais de meio milhão de catarinenses vivem - direta ou indiretamente - da agricultura, da pecuária e da agroindústria, incluída sua imensa cadeia de fornecedores.

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News;

A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional

Apicultores Anterior

Apicultores

Secretaria da Agricultura discute plano para unificar barreiras sanitárias dos estados do Sul Próximo

Secretaria da Agricultura discute plano para unificar barreiras sanitárias dos estados do Sul

Deixe um comentário