Programa Jovem Agricultor(a) é instituído
-
Agência RCN - Incentivo a jovens no Setor Agrícola
Projeto fomenta os filhos dos agricultores a empreender no campo, evitando o êxodo rural
Em 28 de julho de 1960, o presidente Juscelino Kubitscheck criou o Dia do Agricultor para comemorar os 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura e homenagear os profissionais que trabalham no campo.
Em julho de 2021, sete décadas depois, Santa Catarina, estado destaque no setor, sancionou a lei 18.152/2021 que institui o Programa Jovem Agricultor (a). A indicação foi da estudante Ana Cláudia Wzorek Kubiak, da Escola Estadual Maria Felicitas, município de Canoinhas, participante do Programa Parlamento Jovem em 2019. Já o projeto de lei de autoria da deputada Luciane Carminatti (PT).
Ana Cláudia, de 20 anos, é filha de agricultores e a intenção foi criar no estado uma ferramenta semelhante ao Programa Nacional Profissionalizante (Pronap). De acordo com a lei, jovens de 16 anos (se emancipados) ou mais terão direito a crédito facilitado para empreender no campo, evitando o êxodo rural. O objetivo é facilitar aos filhos e filhas de agricultores a aquisição de maquinário, insumos e implementos agrícolas para iniciarem suas próprias empreitadas.
Além de ser reconhecido como o estado com o maior abate e exportação de carne suína e como o segundo colocado no país sob os mesmos critérios em carne de frango, Santa Catarina tem relevância nacional em 12 produtos agrícolas e em quatro produtos de extração vegetal e silvicultura.
O estado lidera na produção nacional de alho e cebola. Entre os produtos agrícolas, Santa Catarina é destaque como o segundo maior produtor do país de arroz, fumo, maçã e pera; o terceiro maior de trigo, aveia, erva-mate, palmito e pêssego; e o quarto maior de banana. O estado é apontado como o terceiro maior produtor de lenha e de madeira em tora para outras finalidades, além de ter a terceira maior área de silvicultura do país.
O agronegócio respondeu por 67% do valor total das exportações catarinenses de 2021, que atingiu 10,3 bilhões de dólares. Este valor é quase 11% maior do que os 9,3 bilhões de dólares de 2018, recorde anterior do valor total das exportações estaduais.
O estado deve muito ao agronegócio. Mais de meio milhão de catarinenses vivem - direta ou indiretamente - da agricultura, da pecuária e da agroindústria, incluída sua imensa cadeia de fornecedores.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News;
A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional
Deixe um comentário