Lavoura de trigo é afetada com granizo
Quilombo – O granizo que caiu na noite de segunda-feira (29) atingiu 35 propriedades das Comunidades de São Judas e Venturim em Quilombo. Essas comunidades localizam-se próximas a divisa com os municípios de Formosa do Sul e Santiago do Sul, onde a lavoura de trigo foi afetada.
De acordo com a engenheira agrônoma, Rosângela Basi, da Prefeitura de Quilombo, registros preliminares apontam destruição no telhado das casas e galpões.“Estima-se que foram atingidos 90 hectares da lavoura de trigo nas duas comunidades, com perca total de produção”, destaca. Ela explica que com o granizo houve a quebra dos cachos e acamamento da cultura de trigo.
O secretário de agricultura de Santiago do Sul, Odair Prati, comentou que o granizo atingiu em torno de 15 % da safra. Em Irati, o secretário Moacir Provin relata que 10 agricultores sofreram perdas na lavoura de trigo. “Eles procuraram o banco para acionar o seguro”, salienta.
A plantação da variedade no interior de Formosa do Sul contabiliza perdas de 15%. Porém, o extensionista da Epagri, Fábio Arenhart, fala que a plantação se limita a cinco agricultores, num total de 100 hectares.
Deixe um comentário