logo RCN
Jardinópolis

Compost Barn

  • Ascom Pref. Jard. - Tanuri Bollis é o primeiro bovinocultor a aderir o sistema em Jardinópolis

Sistema Compost Barn será implantado em Jardinópolis. Tanuri Bollis, da Comunidade de Monte Belo, é o primeiro bovinocultor a aderir ao sistema no município.

De acordo com o jovem agricultor, o investimento na construção deve ser de R$ 35 mil. A obra vai abrigar cerca de 40 vacas.

A terraplenagem para construir o Compost Barn foi feita pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O prefeito Dorildo Pegorini salienta que o Governo Municipal é parceiro de boas iniciativas como essa. Segundo ele, o objetivo é incentivar a permanência do jovem no campo e o aumento da renda familiar.

O secretário de agricultura Olmir Cremonini salienta que, além da Secretaria de Agricultura auxiliar com a terraplenagem, vai disponibilizar de apoio para orientação técnica.

"Objetivando uma maior produtividade de leite, relacionada à sanidade das vacas e associada à implementação de novas tecnologias e sistemas de manejo", afirma. Ele acrescenta que novos investimentos nesse sistema deverão ocorrer nos próximos anos.

 

Compost Barn

 

O sistema de instalação Compost Barn visa reduzir custos de implantação e manutenção, melhorar índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos (fezes e urina) provenientes da atividade leiteira.

Consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas. A área é revestida com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado. O principal objetivo do Compost Barn é garantir aos animais conforto e um local seco para ficarem durante o ano e a compostagem do material da cama.

O método concilia a produção e o meio ambiente, visto que se baseia na ação de microrganismos que utilizam a matéria orgânica como substrato. O Compost Barn pode oferecer aos pequenos e médios produtores uma alternativa para elevar a produtividade.

Além disso, possibilita maior conforto e higiene para o rebanho, contribuir para a redução de problemas de perna e casco, diminuir a contagem de células somáticas (CCS), aumentar a detecção de cio e a produção de leite e diminuir o odor e incidência de moscas.

Anterior

Ato cívico

Brucelose bovina Próximo

Brucelose bovina

Deixe um comentário