logo RCN
Brasil

Queda em custos

  • Internet - ICPSuíno e ICPFrango registram queda de mais de 6% em abril.

De acordo com pesquisa da CIAS da Embrapa Suínos e Aves, IPCSuíno e IPCFrango registraram queda de 6%. Registro faz jus ao mês de abril

Custos de produção de suínos e frangos caíram mais de 6% em abril. O Índice de Custos de Produção de Suínos (ICPSuíno) foi de -6,40% de abril em relação a março, fechando em 367,10 pontos. Já o ICPFrango, encerrou o mesmo período com uma variação de -6%, registrando 385,21 pontos. Pesquisas são da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS) da Embrapa Suínos e Aves.

No caso do ICPSuíno, a maior influência foi a redução no item nutrição. Fator obtém -7,62% de variação e um peso de 76,50% na composição do custo total. Ao ano, o ICPSuíno acumulado é de -20,52%. Já nos últimos 12 meses, foi de -14,34%. Com isto, o custo total de produção por quilo de suíno vivo produzido em sistema tipo ciclo completo em Santa Catarina em abril chegou a R$ 6,42 – registrando queda de R$ 0,44 por quilo vivo em relação a março.

O ICPFrango, por sua vez, apresentou queda na maioria dos itens de composição dos custos. Os gráficos apontam o grupo custo de capital (-7,98%), nutrição (-7,58%) e pintos de um dia (-2,72%). No ano, o ICPFrango acumula -10,10% e, nos últimos 12 meses, uma variação de -10,81%.

Os custos de produção são uma referência para o setor produtivo. Entretanto, suinocultores independentes e avicultores sob contratos de integração devem acompanhar a evolução dos seus próprios custos de produção.

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News;


Brasil decretar emergência zoossanitária Anterior

Brasil decretar emergência zoossanitária

CNA debate propostas para o Plano Safra Próximo

CNA debate propostas para o Plano Safra

Deixe um comentário