logo RCN
Santa Catarina

Agronegócio dita a economia do Sul

  • Arquivo DR - Atividades relacionadas a agronegócio fazem 70% da economia da região Sul.

O setor ganhou força nos últimos anos. Em SC, o Sul se destacou na atividade, e em alguns municípios como Timbé do Sul, Morro Grande e Meleiro, a agricultura representa cerca de 70% da economia local

O agronegócio, apesar de ser um setor movimentado desde os tempos antigos, ganhou força nos últimos anos. No estado catarinense, o Sul se destacou na atividade. Em alguns municípios como Timbé do Sul, Morro Grande e Meleiro, a agricultura representa, ao menos, 70% da economia local.

De acordo com Ailson Piva, coordenador do Movimento Econômico da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a agricultura é fundamental para a economia. “Quando nós pegamos um município que tem o comércio mais forte, tipo Araranguá, a agricultura direta, aquela do produtor, representa 14,35%, mas quando pegamos municípios que o comércio é menor e a agricultura é mais forte, como Meleiro, a agricultura é 70% da economia. Morro Grande 73%, Timbé do Sul, 85%. Então, nós vimos, por exemplo, nesses três municípios, que a venda do produtor é, praticamente, toda a riqueza produzida no município”.

“Era 1bi e 500mi e passou para 1bi e 900mi. Esses números são da agricultura direta, o que o produtor vende. Nestes números não está incluído o agronegócio. Então é só da agricultura direta. O número é muito maior se considerar o agronegócio”, comenta Piva. “Esses números representam a agricultura: venda do produtor para o mercado. A venda do mercado já entra para o comércio, então, os números não são considerados para o PIB Agrícola”, completa.

O crescimento do Valor Adicionado (V.A.), que é o Produto Interno Bruto (PIB) da agricultura, nos municípios da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) foi de 27,81%, quando comparado com 2021.

“Ela é o que gira a engrenagem, o que fomenta o negócio. Para o estado de Santa Catarina também: a agricultura é muito importante, mas temos regiões que são mais desenvolvidas na indústria e comércio como, por exemplo, Jaraguá do Sul. Nós não: o que temos de indústria, está ligado ao agronegócio. Então, a agricultura praticamente gira todas as engrenagens econômicas aqui”, finaliza Alison.

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News; 


Diminuição de custos Anterior

Diminuição de custos

Ampliação da rede trifásica Próximo

Ampliação da rede trifásica

Deixe um comentário