População deve debater criação de mais uma vaga na Alesc
-
Ponticelli acredita ser necessário ampliar do debate a cerca do aumento de deputados. -
A próxima eleição poderá contar com duas vagas a mais para os candidatos catarinenses. Discute-se a possibilidade de aumentar de 40 para 41 deputados estaduais. Para a Câmara Federal, conforme a redistribuição das vagas parlamentares, Santa Catarina poderá ter o 17º representante, lembrando que hoje são 16 deputados.
A discussão sobre o acréscimo de um deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) deve ser expandida em audiências públicas. A sugestão do presidente e deputado estadual, Joares Ponticelli (PP), é ampliar o debate para ouvir os catarinenses. Na opinião pessoal, ele se manifesta contra o aumento de cadeiras, porque deverá elevar os gastos públicos com salários e cargos comissionados.
Já o deputado peemedebista, Mauro de Nadal, se posicionou a favor da ideia de mais um deputado na Alesc. Ele acredita que há recursos e um deputado a mais dará maior representatividade à população.
Divergências
Com a redistribuição das vagas parlamentares há Assembleias com ganhos e outras com percas. O caso mais expressivo é o do Estado do Pará, onde o número de deputados estaduais poderá passar de 41 para 45.
Nos casos dos Estados com redução, o destaque é para Paraíba e Piauí, com perda de seis deputados cada um. Na Paraíba, a queda será de 36 para 30 e no Piauí de 30 para 24 vagas.
Deixe um comentário