Eleitos foram empossados
-
Felipe Alípio -
Na manhã de terça-feira, primeiro de janeiro, o teatro Arno Ignácio Etges, do Centro de Eventos, foi palco da posse dos agentes políticos eleitos em sete de outubro de 2012 por São Lourenço do Oeste. A cerimônia de posse dos nove vereadores, prefeito, Geraldino Cardoso (PT), e vice, Daniel Rodrigo Hippler (PP), foi presidida por Agustinho Menegatti (PSDB), vereador eleito com maior votação.
A solenidade, que durou pouco mais de duas horas, foi marcada pela palavra livre dos lideres de bancada, políticos que encerraram seu mandato e que iniciaram sua carreira política.
Ao se pronunciar pela última vez como prefeito, Tomé Francisco Etges (PSDB) agradeceu a oportunidade que os lourencianos o deram para estar à frente de dois mandatos e não perdeu a oportunidade de “alfinetar” os adversários políticos. Ele iniciou a sua fala pedindo desculpa aos eleitores por não ter suprido as necessidades de muitos e afirmou que gostaria de ter feito mais, no entanto, fez o que foi possível dentro das limitações impostas por lei e condições financeiras.
Por sua vez, Cardoso usou a palavra para agradecer a oportunidade dada a ele de governar São Lourenço. Em seu discurso, afirmou que a data é um marco para o município, pois “é a data que marca o início da mudança em favor de São Loureço do Oeste”. Seguindo o exemplo da presidente Dilma Rousseff, fez questão de ressaltar que “não tem compromisso com o mal feito”.
Passagem de chave
Após a solenidade de posse, o ex-prefeito Tomé entregou as chaves da prefeitura de São Lourenço para Cardoso. Junto as chaves, Tomé repassou um balancete do patrimônio pertencente ao município e também um apanhado geral da situação do último governo.
Por não a oportunidade de analisar friamente os balancetes entregues no ato, Cardoso optou por receber a prefeitura com uma ressalva em ata. De acordo com ele, os dados devem ser analisados por uma equipe técnica e isso envolve tempo para ser feito.
Logo após receber as chaves, Cardoso convocou os integrantes nomeados de sua gestão e os presentes na prefeitura para conhecer o gabinete e a estrutura da prefeitura.
Mesa diretora
Enquanto as chaves do Executivo trocavam de responsável, o Legislativo trabalhava na eleição da mesa diretora para o biênio 2013/14. Com seis votos favoráveis e três contrários, Walmor Pederssetti (PMDB) foi eleito o coordenador do Legislativo.
Nesse período, Alex Tardetti ocupará a vaga de vice-presidente. O petista Valmir Maboni será o primeiro secretário e o segundo secretário será de Edilso Paulo Ranza (PSDB).
Na primeira votação, Assuero Isoton (PTB) ocuparia a vaga de segundo secretário, no entanto, foi substituído para cumprir o critério de proporcionalidade das legendas.
Deixe um comentário