Dirceu Dresch e Luciane Carminatti querem pauta mais ampla com governador
Os deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores, Dirceu Dresch e Luciane Carminatti, não estão satisfeitos com a pauta estabelecida para a reunião do governador Raimundo Colombo com a bancada petista, marcada para a próxima terça-feira, 26. Eles defendem uma pauta mais ampla incluindo pontos mais relevantes. Se a pauta não for modificada, ambos já acenaram que não participarão. O convite da reunião, que partiu do próprio governador, menciona apenas uma discussão sobre os recursos do empréstimo de R$ 7,5 bilhões que o governo está viabilizando no BNDES.
Na visão dos parlamentares, a aplicação dos recursos a serem contratados em instituições de crédito federal já está pré definida no projeto, e o real motivo da reunião pode ser político-eleitoral. “Não queremos ser usados politicamente, manipulados dentro de uma estratégia político-eleitoral. Somos deputados de oposição, com um projeto político próprio. Queremos, sim, dialogar e ajudar o governo a construir políticas públicas e ações concretas para enfrentar os problemas crônicos que afetam a população em várias áreas. Mas para isso é preciso disposição verdadeira e não faz-de-conta republicano”, pondera Dresch.
Os petistas querem a abertura para discutir temas mais agudos, tais como compromissos e ações não concretizadas pelo governo estadual. Dentre eles, o fim da terceirização da alimentação escolar; acordos feitos com os professores e que não foram cumpridos; regulamentação e implementação da lei de 2009 que criou o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais; revisão do processo de terceirização da saúde; redução e extinção de impostos para a agricultura familiar; e a falta de investimentos na Celesc. “O governador nunca teve postura republicana e, nesses três anos, pouco recebeu os pedidos de audiência e, quando o fez, não encaminha os acordos. Queremos o melhor para Santa Catarina, por isso queremos uma reunião para debater ações que resolvam os problemas das pessoas. O que estamos propondo é uma pauta ampla e verdadeira”, esclarece a deputada Luciane.
Deixe um comentário