Acanor realizou formação política
Os pré-candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito, além de gestores políticos e públicos, tiveram uma grande oportunidade para esclarecerem dúvidas quanto ao processo eleitoral deste ano. No sábado (19), a Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), através de parceria com a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), reuniu cerca de 70 pessoas em sua sede, junto a Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Oeste.
O curso, que ocorreu de forma gratuita a todos os presentes, teve como um dos palestrantes Geraldo José Gomes, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Prazos, dívidas que são deixadas de um mandato para o outro e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foram apenas alguns itens repassados por ele. Gomes diz que a participação dos futuros candidatos nestes eventos é muito importante, afinal isso serve para que todos conheçam as regras que regem o período pré-eleitoral. “Temos vários procedimentos, várias redações, algumas anuais, algumas seis meses antes e, principalmente, três meses antes das eleições, que é onde tem maiores redações referentes à eleição”, complementa.
Participações
A capacitação foi realizada durante todo o dia, apenas com intervalo para o almoço. Na parte da tarde, o advogado Rogério Ananias Barbaresco e o promotor de justiça de São Lourenço do Oeste, Eraldo Antunes, ditaram o ritmo aos presentes, explicando sobre a Lei da Ficha Limpa, por exemplo, candidaturas e um pouco da história da política no estado e país.
O secretário executivo da Acanor, Éderson Hermann, explica que esta foi a grande oportunidade que todos tiveram de esclarecer suas dúvidas, com profissionais competentes, para que todos façam uma campanha dentro do que dita a lei. O curso foi oferecido a todas as pessoas que pertencem aos 11 municípios associados à Acanor.
Deixe um comentário