logo RCN
Santa Catarina

'Menos com o PP e o PT'

  • Felipe Alípio - Em reunião em São Lourenço do Oeste, lideranças peemedebistas falam sobre rodada de reuniões pelo estado e pretensões para o pleito 2018

Na semana que passou, os meios políticos de São Lourenço do Oeste tiveram grandes movimentações. Uma das maiores envolveu a base peemedebista, que reuniu lideranças estaduais e nacionais na quinta-feira (17). A agenda contou com várias atividades, em pauta o pleito eleitoral de 2018 e ações do "15 em movimento".

A agenda faz parte da ação 15 em movimento. A iniciativa pretende levar as principais lideranças do partido aos municípios sede de agências regionais, as antigas secretarias regionais. Em São Lourenço do Oeste, marcaram presença o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, os deputados federais Mauro Mariani, Valdir Colatto e Celso Maldanner e dos deputados estaduais Mauro de Nadal e Valdir Cobalchini.

O roteiro de atividades iniciou com uma visita ao Hospital da Fundação, onde acontecia um mutirão de cirurgias eletivas. A agenda seguiu com uma entrevista coletiva para a imprensa regional, reunião com empresários na Associação Empresarial São Lourenço do Oeste (Acislo) e encontro regional com partidários e simpatizantes.

 

Candidaturas

 

O PMDB foi uma das primeiras legendas a tornar pública a decisão de ter candidatura ao Executivo estadual e a lançar o nome do pré-candidato. Mauro Mariani, atual deputado federal, é o indicado pela legenda a correr o pleito.

Nas palavras do presidente estadual do PMDB, Pinho Moreira, a história política de Mariani o coloca na condição de candidato. "Mauro Mariani é um campeão de votos", disse ao defender a candidatura.

Quando questionado sobre coligações, Mariani afirmou que a legenda está aberta a negociações e não tem condições, de no momento, formular possíveis quadros eleitorais. "Seriam especulações", afirmou.

Mariani acredita que não tem condições de ter coligação com o Partido Progressista (PP), pelas rusgas históricas entre as duas legendas e posicionamentos distintos. Outra legenda que acredita ser impossível acontecer coligação é o Partido dos Trabalhadores (PT), pela atual conjuntura política nacional.

Por integrar a atual gestão, pressupunha-se que o PSD seria um coligado natural, porém, a viabilidade de ajustar mais uma colisão não é dada como certa. Atualmente, um integrante da legenda apresenta-se como candidato a Governador e corre freneticamente para viabilizar a candidatura. Na avaliação dos peemedebistas, há um bom diálogo entre as legendas, pontos a serem alinhados e divergências a serem superadas com alguns pessedistas, aí sim poderá haver nova edição de acordo.

 

Propostas

 

A ação 15 em movimento propõe um diálogo com a comunidade. Ao longo do roteiro, ideias e projetos são colhidos para compor o plano de governo a ser apresentado na eleição de 2018.

Saúde é uma das pastas que promete ser carro chefe. A pasta tem um impacto significativo na vida das pessoas e apresenta uma série de dificuldades. Ao falar do tema, Mariani contou que estuda uma forma de viabilizar os hospitais, haja vista que há muitas portas abertas em Santa Catarina e pouca efetividade em alguns pontos.

Outro setor que pautou a conversa foi a segurança pública. Em várias regionais o assunto foi levantado como prioridade de momento.

Quando na condição de Secretário de Estado de Infraestrutura, Mariani conta que levou acesso pavimentado a todos os municípios de Santa Catarina. Sua proposta de governo.

Mariani destaca que há propostas históricas da legenda, que também irão compor o plano de governo. Como exemplo, cita a manutenção das regionais. "Foram implantadas no primeiro mandato do governador Luis Henrique da Silveira com o Pinho Moreira", conta. Ele justifica que a proposta é uma forma de descentralizar o poder.

Busca por recursos Anterior

Busca por recursos

Governador em São Lourenço do Oeste Próximo

Governador em São Lourenço do Oeste

Deixe um comentário