logo RCN
Santa Catarina

Judicialização de lockdown em SC

  • Divulgação - MPSC vai à Justiça para garantir lockdown de 14 dias em Santa Catarina.

Ministério Publico de Santa Catarina irá à Justiça para garantir lockdown de 14 dias no estado

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da Promotoria de Justiça da área da saúde, e a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE) ajuízam nesta quarta-feira (10), uma ação para o governo do Estado estender as restrições adotadas nos finais de semana por pelo menos 14 dias contínuos.

A ação civil pública com pedido de tutela de urgência seria uma forma de conter o avanço da Covid-19. A medida foi protocolada na 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

Segundo o MPSC, a ação foi ajuizada em razão do atual quadro de colapso do sistema de saúde. São mais de 400 pacientes na fila por um leito de UTI.

Ainda, na medida, o lockdown deve ocorrer sem prejuízo de outras restrições de atividades que entenda possíveis e necessárias à maior eficiência da medida, em especial com relação a atividades industriais.


Plano econômico de socorro emergencial e compensatório


Dentre outras medidas, a ação busca que o estado apresente em 48 horas um plano econômico de socorro emergencial e compensatório aos segmentos e pessoas físicas diretamente afetados pelas restrições de funcionamento.

O MPSC diz em comunicado que, cientes de que a medida trará consequências para os setores econômicos, a ação é necessária neste momento. O documento pede que o estado "apresente plano econômico de socorro emergencial e compensatório para minimizar o impacto aos segmentos e pessoas físicas diretamente afetados pelas restrições de funcionamento, principalmente às microempresas, empresas de pequeno porte e profissionais autônomos e liberais", diz.

Segundo o MP-SC, a recomendação dos técnicos e especialistas é de restrições que durem pelo menos 14 dias. Assim, conseguira quebrar o ciclo de transmissão do vírus. "Por isso, é essencial que o Estado, segundo a ação requer, tenha em 48 horas um plano de ação de fiscalização das medidas de restrição de circulação que serão implementadas".

Município atualiza regramento Anterior

Município atualiza regramento

Estado anuncia novas medidas de enfrentamento a Covid-19 Próximo

Estado anuncia novas medidas de enfrentamento a Covid-19

Deixe um comentário