logo RCN
São Lourenço do Oeste

Aventuras radicais sobre duas rodas

Adeptos do Enduro FIM compartilham a emoção das competições e amizades que o esporte proporciona

Já ouviu falar sobre Enduro? Enduro é uma modalidade de motociclismo, praticada em pistas de todo-terreno. No Brasil, atualmente existem quatro ou cinco modalidades de enduro, e essa modalidade para diferenciar é chamada de Enduro FIM, que é a sigla da Internacional de Motociclismo. Ficando designado desta forma, por que essa é uma modalidade única de Enduro que tem um campeonato mundial.

A maioria dos circuitos compostos por estradões, caminhos abandonados, carreiros, pastos, reflorestamento, trilhas e terrenos naturais. Todo o roteiro a ser seguido pelo piloto é sinalizado por placas com setas, bumpings, bandeiras ou que indicam a seguir, isto, o caminho é identificado visualmente pelo piloto sem a necessidade de mapa ou planilha.

Em alguns circuitos existem trechos de deslocamento, onde o trânsito de veículos e pedestres é normal e por tanto, os pilotos devem seguir como os locais de trânsito e trechos cronometrados que valem ponto e são fechados. Ou seja, não é como o cross-country que você larga com a mão no fundo e acelera o tempo todo em todo o percurso.

No Enduro FIM, o piloto só vai acelerar apenas em trechos que vão de 2.000 a 7.000 metros e que estão sinalizados com placas ou faixas dentro do roteiro.

Entre os trechos cronometrados, ou seja, nos deslocamentos o piloto deve andar devagar, numa velocidade com as leis de trânsito compatíveis. No final some o tempo de todas as cronometradas e o piloto que fizer em menor tempo vence.

Lourencianos no páreo

Pilotos lourencianos desembarcaram no final de semana em Aratiba - Rio Grande do Sul (RS). Eles disputaram a segunda etapa do campeonato Sul Brasileiro de Enduro FIM 2022. Foram três voltas de 40 km cada volta na corrida pelo ouro.

Os lourencianos Bruno, Miguel e Carlos correm pelos campeonatos que acontecem na região. Eles participam dos grupos de São Lourenço do Oeste. Bruno Tenutti participa dos Abutres da Trilha. Carlos Mazetto e Gean Miguel Tizoni fazem parte do grupo Força Bruta.

Durante o último fim de semana, o trio acelerou em uma etapa do Sul Brasileiro.

Tizoni fala que desde os 14 anos andava de moto e com o tempo foi gostando de praticar o esporte, participar de trilhas e outras modalidades. Conta que o interesse pelo Enduro FIM foi crescendo e se tornou maior. Isso pela forma com que a modalidade é praticada e reúne pessoas esportivas. "A gente chega lá, monta acampamento, faz o percurso volta descansar, assa uma carne e está junto com a equipe", conta.

Sobre a etapa que participou no final da semana, Tizoni fala que as trilhas eram muito mais técnicas do que velocidade.

Mazetto fala que já faz oito ou nove anos que anda de moto de trilha. O Enduro é uma prática mais recente, iniciada aproximadamente cinco anos. "Comece a ter mais interesse no Enduro por se tratar de uma competição que envolve muita amizade, companhia de todos os pilotos", fala Mazetto. Apesar de ser uma luta, os pilotos sempre ajudam um ao outro. "Isso faz do esporte uma família", revela.

Para Carlos, a etapa realizada em Aratiba, foi uma prova pesada e competitiva. Ele ressalta que em todo o percurso tentou evitar erros e ficou feliz com uma 4ª colocação em sua categoria.

Aos 16 anos, Bruno Tenutti lembra que as primeiras voltas pilotando a moto foram aos nove anos. Relata começou a praticar enduro por influência do seu pai.

Bruno conta que ao longo dos anos participantes de algumas provas de Enduro pelas categorias de base. A trajetória não foi de vitórias, ele conta que só passou por um momento difícil. "Infelizmente, ano passado, houve uma lesão de ligamento de joelho. Isso fez com que eu não pudesse competir", lamenta.

Na volta como trilhas, Tenutti mostrou estar preparado para a temporada 222. Conseguiu completar a etapa na primeira colocação na categoria E4B. Em meio a 110 pilotos de alto nível, terminei na 9° colocação geral da prova.

"Uma etapa muito técnica e cansativa. As chuvas aumentaram que ao passar da semana dificultaram cada vez mais os. No geral fiz uma prova muito linear, sem erros, mas mesmo assim sei que tenho muito a melhorar e agora focar no resto do ano e campeonato" finaliza Tenutti.

Classificação

Segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 20, Bruno ergue Nessau o campeonato 2 do Campeonato Sul, Gean ficou na 5ª colocação da mesma categoria. Já Mazetto ficou na 4ª colocação na categoria E5B.

Receba as notícias em primeira mão, acesse no DR News:

WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CD4QrJ1W1Dh2l37x3N2dcM

A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional

Anterior

Biblioteca Municipal recebe livros acessíveis

Próximo

Novo barracão industrial é construído

Deixe um comentário