logo RCN
São Lourenço do Oeste

20 anos de celebração aos imigrantes

  • Divulgação San Gaitano - Uma das atrações da Festa Italiana é a apresentação de danças típicas dos povos migrantes.

No domingo (2), a Festa Italiana chegou à 17ª edição. Ao completar 20 anos de atividade, o Gruppo Folcklorístico San Gaitano prestou homenagem aos coordenadores e idealizadores do evento

Em São Lourenço do Oeste, uma das comemorações mais tradicionais é a Festa Italiana. A comunidade São Caetano abriu as portas de seu pavilhão no último domingo (2). Música, comida e muita diversão compuseram a programação.

Todos os anos, os participantes do Gruppo Folklorístico San Gaitano prestam homenagens aos imigrantes italianos que colonizaram o município. A promoção também marca a abertura das festividades alusivas ao aniversário de emancipação político-administrativa de São Lourenço do Oeste.

Ao chegar na 17ª edição, a programação contou com uma missão a mais. É a celebração dos 20 anos do grupo folclorístico. Homenagens aos idealizadores da promoção e aos coordenadores do grupo foram incluídas dentre as atividades.

A festa

A lua ainda se fazia presente quando a festividade teve início. Integrantes do Gruppo San Gaitano e moradores da comunidade já estavam no pavilhão para preparar o pavilhão e a igreja para os visitantes.

Na cidade, nos arredores do Italo Supermercado, teve um ponto de encontro dos visitantes. Em carreata, deslocaram até à comunidade São Caetano.

Para os visitantes, a programação começou com a celebração de uma missa. Parte da celebração foi realizada no dialeto italiano. Animação também contou com melodias típicas dos imigrantes.

Os pratos típicos da culinária italiana atraíram mais de 600 expectadores. Os ingressos foram esgotados dias antes da festa, tão logo postos à venda. Neste ano, o almoço contou com Sopa de agnoline, Tortéi, polenta mole, fortalha, queijo e salame fatiado, radiche cotti, taiadela ao molho ragu, frango em molho, carnes de porco e frango assadas, saladas, pão caseiro e cuca. Vinho e refrigerante foram servidos ao longo do almoço.

À tarde, a programação seguiu com a homenagem aos participantes do grupo.

Grupos de dança visitantes realizaram as apresentações na sequência. Encerramento foi com Nando Show, artista que já anima a festa há algumas edições.

Participações

Neste ano, o evento contou com a participação de sete grupos de dança. Os convidados são vindos da comunidade Lageado Antunes, da cidade de Capanema – Paraná (PR), Guaraciaba, Xaxim, Salto Veloso, Caxambu do Sul e Pinhazinho.

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News


Treinamento no CBM Anterior

Treinamento no CBM

Crise na cadeia do leite Próximo

Crise na cadeia do leite

Deixe um comentário