logo RCN
Santa Catarina

Fortalecimento do turismo catarinense

  • Divulgação - Lideranças do setor empresarial e políticas debatem sobre o fortalecimento do turismo caterinense.

Fecomércio SC provoca debate com agentes políticos sobre o fortalecimento do turismo catarinense. Assunto foi discutido em plenária realizada nesta sexta-feira (28)

O perfil dos turistas que circularam no litoral catarinense na temporada de verão 2023, o impacto econômico desse período e os desafios para os próximos anos foram discutidos na reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC em evento realizado na sede da entidade, na sexta-feira, 28. No encontro, foi apresentado o resultado da Pesquisa Fecomércio SC Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2023. O levantamento é realizado anualmente, já há dez anos, nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul, entrevistando turistas e empresários/gestores do segmento de turismo.

O evento foi aberto pelo presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, Marco Aurélio Floriani, e pelo presidente da Fecomércio/SC, Hélio Dagnoni, que ressaltou o setor de turismo como uma alavanca para o crescimento da economia catarinense.

Os dados foram debatidos em painel com a participação do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, o vice-presidente de turismo da Fecomércio SC, Fábio de Souza, e Kleyton Peixoto Mendes, gerente- executivo do Floripa Airport, para discutir os próximos passos.

“Para impulsionar o setor, precisamos investir nos pontos fortes e redobrar a atenção com os gargalos, como a questão da balneabilidade e da malha viária. O Estado tem o privilégio de ter um turismo regional forte, que fomenta o setor independente da estação, e ainda é a menina dos olhos dos estrangeiros, principalmente dos países vizinhos. Justamente por conta desse perfil, quase oito em cada dez vem para o Estado de carro no verão, então as condições estradas é um tema central para a consolidação de Santa Catarina como um dos principais destinos do país”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni.

A melhoria da infraestrutura do Estado impacta diretamente no turismo regional. Conforme o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, a nova gestão está focada no desenvolvimento dos diversos destinos catarinenses.

“Estamos fazendo um diagnóstico com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) para entender as dores, elencar as prioridades e valorizar a vocação de cada região. No segundo semestre vamos focar na promoção dos nossos destinos para o próprio catarinense, fomentando o turismo interno, além da realização de um novo planejamento promocional do Estado para abertura de novos mercados, com a importante parceria do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac e demais atores da cadeia produtiva do turismo”, pontua Neiva.

Embora as rodovias permaneçam como principal forma de deslocamento, o transporte aéreo vem se destacando ano após ano.  Segundo a ANAC, houve aumento de 12,8% dos passageiros pagos com destino a Florianópolis entre dezembro e fevereiro, na comparação com a última temporada.

“Estamos diversificando a malha aérea e ampliando os destinos, tanto nacionais, quanto internacionais, com operação diária para novas rotas no país e a consolidação de voos diretos para Argentina e Uruguai, que inicialmente seriam apenas na temporada”, comenta o gerente- executivo do Floripa Airport,Kleyton Peixoto Mendes.

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News


Mudanças no IR são anunciadas Anterior

Mudanças no IR são anunciadas

Fecomércio SC apresenta raio-x da temporada Próximo

Fecomércio SC apresenta raio-x da temporada

Deixe um comentário