Fortalecimento do turismo catarinense
-
Divulgação - Lideranças do setor empresarial e políticas debatem sobre o fortalecimento do turismo caterinense.
Fecomércio SC provoca debate com agentes políticos sobre o fortalecimento do turismo catarinense. Assunto foi discutido em plenária realizada nesta sexta-feira (28)
O perfil dos turistas que circularam no litoral catarinense na temporada de verão 2023, o impacto econômico desse período e os desafios para os próximos anos foram discutidos na reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC em evento realizado na sede da entidade, na sexta-feira, 28. No encontro, foi apresentado o resultado da Pesquisa Fecomércio SC Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2023. O levantamento é realizado anualmente, já há dez anos, nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul, entrevistando turistas e empresários/gestores do segmento de turismo.
O evento foi aberto pelo presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, Marco Aurélio Floriani, e pelo presidente da Fecomércio/SC, Hélio Dagnoni, que ressaltou o setor de turismo como uma alavanca para o crescimento da economia catarinense.
Os dados foram debatidos em painel com a participação do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, o vice-presidente de turismo da Fecomércio SC, Fábio de Souza, e Kleyton Peixoto Mendes, gerente- executivo do Floripa Airport, para discutir os próximos passos.
“Para impulsionar o setor, precisamos investir nos pontos fortes e redobrar a atenção com os gargalos, como a questão da balneabilidade e da malha viária. O Estado tem o privilégio de ter um turismo regional forte, que fomenta o setor independente da estação, e ainda é a menina dos olhos dos estrangeiros, principalmente dos países vizinhos. Justamente por conta desse perfil, quase oito em cada dez vem para o Estado de carro no verão, então as condições estradas é um tema central para a consolidação de Santa Catarina como um dos principais destinos do país”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni.
A melhoria da infraestrutura do Estado impacta diretamente no turismo regional. Conforme o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, a nova gestão está focada no desenvolvimento dos diversos destinos catarinenses.
“Estamos fazendo um diagnóstico com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) para entender as dores, elencar as prioridades e valorizar a vocação de cada região. No segundo semestre vamos focar na promoção dos nossos destinos para o próprio catarinense, fomentando o turismo interno, além da realização de um novo planejamento promocional do Estado para abertura de novos mercados, com a importante parceria do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac e demais atores da cadeia produtiva do turismo”, pontua Neiva.
Embora as rodovias permaneçam como principal forma de deslocamento, o transporte aéreo vem se destacando ano após ano. Segundo a ANAC, houve aumento de 12,8% dos passageiros pagos com destino a Florianópolis entre dezembro e fevereiro, na comparação com a última temporada.
“Estamos diversificando a malha aérea e ampliando os destinos, tanto nacionais, quanto internacionais, com operação diária para novas rotas no país e a consolidação de voos diretos para Argentina e Uruguai, que inicialmente seriam apenas na temporada”, comenta o gerente- executivo do Floripa Airport,Kleyton Peixoto Mendes.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News
Deixe um comentário