Processamento da carne suína
-
Ascom Pref. SS - Capacitação ocorreu por meio da Secretaria da Agricultura em parceria com a Epagri, visando diminuir o êxodo rural.
Entre terça-feira e quarta-feira (14 e 15), agricultores participaram de curso entorno do manejo da carne. Estes, aprenderam sobre a segurança alimentar, processamentos e embutidos
Buscando retração das taxas de êxodo rural, o município de Santiago do Sul vem trazendo algumas capacitações e aplicando medidas. De 14 a 15 de março, 12 agricultores da comunidade de Linha Bresolin aprenderam como processar a carne suína e transformá-la em produtos defumados, cozidos, reestruturados e crus durante o curso ‘Processamento de Carne Suína’.
No curso, participantes tiveram a oportunidade de aprender as técnicas utilizadas na fabricação de defumados, como salame italiano, salame colonial, presunto, linguiça e hambúrguer.
Ocorrida por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Sindicato dos Produtores, formação foi ministrada pelo instrutor Lineu Luiz Surdi. De acordo com ele, foram utilizadas normas e técnicas recomendadas no manuseio com a carne suína. “O curso possibilitou uma atualização sobre o processamento da carne com foco nas boas práticas de manipulação”, salientou Surdi.
Ainda de acordo com ele, os produtores aprenderam na prática que é possível fazer produtos de alta qualidade nas propriedades rurais. “A intenção é o que curso desperte o interesse na formação de uma empresa familiar e torne-se fonte de renda para o nosso produtor”, explicou.
Conforme a secretária de agricultura, Suzieli Pavão, envolvidos visualizaram a importância do processamento e a transformação de alimentos, bem como a segurança alimentar, os cuidados com o meio ambiente, o processamento correto de embutidos.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News;
Deixe um comentário